motos_india

Índia com agência de viagens

Como vocês já leram nos posts da Índia, fechei o meu roteiro com uma agência. O motivo: segurança.

No Brasil, contratamos a SetTravel que é representada na Índia pela Special Tours. Nesse post detalho como foi a nossa experiência durante todo o processo da viagem.

Levitra Vardenafil se vende directamente a un paciente sin una receta de un profesional de la salud. Debe calcular la dosis correctamente para obtener todos los beneficios de este medicamento. Los especialistas en medicamentos se encuentran en una posicion importante para desarrollar la conciencia con respecto a la importancia del uso farmaceutico seguro y la capacidad de las recetas. La aclaracion de la parte util de la PDE5 provoco la especulacion de que el impedimento de la PDE5 expandiria la fijacion de GMPc en el cuerpo cavernoso y, por consiguiente, mejoraria y arrastraria el desenrollamiento del musculo liso y eventualmente potenciaria la ereccion del pene.

Atendimento Set Travel

Recebemos a indicação da agência para fazer a viagem pela Índia. O atendimento foi muito bom, conseguimos esclarecer todas as dúvidas do roteiro – antes e durante a viagem – mesmo pelo whatsapp.

A experiência com a agência foi boa e não fomos ao escritório, tudo foi resolvido online.

Seguros Promo

O que incluía o pacote?

O pacote incluía: passagens de avião, hospedagem em todas as cidades (Mumbai, Jaisalmer, Jodhpur, Udaipur, Jaipur, Agra, Khajuraho, Varanasi e Nova Delhi), seguro viagem, transporte entre as cidades, entrada nos pontos turísticos, café da manhã, jantar (alguns dias almoço também) e água. Se você estranhou o fato de incluir “água” é porque não deve saber que a qualidade da água lá é ruim. Você deve consumir apenas garrafas que estão lacradas (nós usamos a água de garrafa até para escovar os dentes).

Café da manhã e jantar geralmente eram no próprio hotel

Café da manhã e jantar geralmente eram no próprio hotel

Nosso guia Prateek que falava até português! Ele nos acompanhou pelo Rajastão

Nosso guia Prateek que falava até português! Ele nos acompanhou pelo Rajastão

Grupo de viagem

O pacote é para grupos de latino americanos, então pode acontecer de ter mais pessoas no grupo. O roteiro inteiro fizemos em 3 pessoas, apenas em uma cidade ou outra nosso grupo aumentou.

Como o nosso grupo tinha aproximadamente a mesma idade e ritmo, a experiência foi ótima nesse sentido já que não havia aquela espera chata que geralmente acontece em grupos grandes.

Ju, Sebastian (nosso amigo argentino) e eu!

Ju, Sebastian (nosso amigo argentino) e eu!

Transporte entre as cidades

Toda vez que chegávamos em uma nova cidade, um motorista já nos esperava com um carro bem grande que cabia 6 ou 7 passageiros. Eles sempre tinham garrafa de água e ligavam o ar condicionado (ponto importantíssimo considerando que fomos em Maio e que fazia muito calor por lá).

Alguns motoristas não falam inglês, então o guia nos ajudava a traduzir se necessário.

Não recomendo alugar um carro na Índia pois o trânsito é insano. Alguns motoristas também eram, mas aparentemente é normal por lá rs.

transito_india

Motos, animais, carros, tuk tuk. Um resumo do trânsito na Índia

Avaliação do roteiro

Como contei nesse post achei desnecessária a visita à Khajuraho e senti falta de mais dias em Nova Delhi. Viajamos muitas horas de carro e foi bastante cansativo, mas ao menos foi bem confortável.

A agência também nos levou em lojas de decoração, tapetes, artesanato e roupas locais. Eu dispensaria essas visitas, pois nosso objetivo não era comprar e os indianos são bem empenhados nessa parte comercial, ficamos um pouco constrangidos quando todos saíam sem comprar nada (de qualquer forma, ninguém é obrigado).

Loja de tapetes na Índia: você geralmente se acomoda no ar condicionado, eles oferecem bebidas e a demonstração dos produtos começa

Loja de tapetes na Índia: você geralmente se acomoda no ar condicionado, eles oferecem bebidas e a demonstração dos produtos começa

Loja de decoração. Os objetos podem ser enviados para qualquer lugar do mundo

Loja de decoração. Os objetos podem ser enviados para qualquer lugar do mundo

Apesar do roteiro incluir os principais Fortes, Mausoléus e Templos, no final da viagem já estávamos esgotados (também por conta do calor) das visitas turísticas e de cumprir um roteiro dia a dia. Senti falta de mais experiências na viagem, por exemplo, uma visita a um Asharam ou uma aula de yoga.

Segurança

Em relação à segurança, acho que fez todo sentido contratar uma agência.

A Índia não é um país inseguro quando falamos de furtos por exemplo. Você pode andar tranquilamente com a sua máquina no pescoço por lá. No entanto, mesmo com o guia da agência o país é muito machista, então os homens olham para as mulheres de uma forma que intimida. E pasmem: mesmo quando estão com suas esposas!

indianpeople

Melhor Câmbio Dólar

Problemas na viagem

O único problema que tive na viagem foi uma intoxicação alimentar fortíssima no último dia. Estava em Nova Delhi e mesmo entrando em contato com o seguro viagem, não pude ser atendida.

Eu não tinha condições de ir ao hospital (de tal mal que eu estava) e a recomendação do seguro foi: procure um hospital. Não havia tempo porque era de madrugada e às 7 tínhamos que sair para o aeroporto. Entendi no contrato que o atendimento médico estava disponível caso estivesse no hotel.

Nesse aspecto foi uma decepção grande pois nunca precisei usar o seguro viagem. Por lá era madrugada, mas mesmo o Brasil estando em horário comercial não conseguimos ajuda.

Atendimento Special Tours

Tivemos muitos guias e motoristas diferentes. De qualquer forma, eles geralmente eram bem solícitos.

Como o tour era para latino americanos, o idioma era o espanhol. Mesmo assim eles se preocupavam em deixar tudo claro para nós do Brasil.

Lokendra, que foi nosso guia por Jaipur, Agra e Varanasi, segurando sua oferenda para o Ganges

Lokendra, que foi nosso guia por Jaipur, Agra e Varanasi, segurando sua oferenda para o Ganges

A experiência com os guias foi bem legal porque eles nos passaram muitas informações da cultura e valores dos indianos.

No final é aquela coisa: sempre tem o motorista que dirigiu melhor ou o guia que se entrosou mais com o grupo. Faz parte.

Avaliação final

Toda viagem tem seus prós e contras, o segredo é se conhecer e saber que tipo de viajante você é.

Eu não costumo fechar viagem com agência pois gosto de ter minha agenda livre para fazer o que der na telha. A parte chata de seguir um roteiro dia a dia com horário pra entrar e sair dos lugares foi compensada pelo conforto, até mais falando de um país como a Índia que tem muito trânsito, filas não são respeitadas, além do calor acima da média. Nessas condições, procurar por conta própria como me locomover de um lugar a outro, certamente me deixaria irritada.

Boa parte da população indiana fala inglês, mas pode ser difícil entender. Nas cidades menores é sempre um desafio.

Cabe a você avaliar o tipo de viagem que quer fazer. Eu não me arrependo e voltaria pra fazer o Sul da Índia (também com uma agência) 😉



Booking.com

Clique aqui e veja mais posts sobre a Índia.

Patricia Furlan

Publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens.

Comentários

Comentários

Posts Relacionados

Leave a Comment

Sobre a autora

Olá! Meu nome é Patrícia Furlan e sou paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Aqui você encontra minhas dicas de roteiros, cultura, gastronomia e experiências de turismo.

Booking.com
Desconto AirBnb 250x250
Seguro viagem geral 250x250