Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Como tirar o visto de estudante para a Nova Zelândia

Se você está fazendo um orçamento de intercâmbio para a Nova Zelândia sabe que a maior parte das agências cobra uma taxa de aplicação – além da taxa do próprio visto – para tirar o visto por você.

Essa taxa é um serviço que eles cobram para reunir seus documentos, dar orientações e fazer o input no site da imigração. O valor costuma ser em torno de 200 dólares neozelandeses (valor de Outubro/2019).

Como eu já viajei para alguns países e em todos fiz a aplicação sozinha, não quis pagar pelo serviço. Se o seu caso é parecido com o meu e você se sente seguro para aplicar sem um profissional, veja as dicas nesse post.

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Perfil

Antes de continuar, vale lembrar que eu fiz a aplicação sozinha para o visto de estudante para um curso de 26 semanas. Qualquer curso de 14 semanas em escolas categoria 1 permitem que o estudante trabalhe por 20 horas semanais.

Se você está aplicando em família, para o/a seu/sua filho/a ou para o Working Holiday Visa, esse post não é para você.

É bom deixar claro que eu não sou agente de intercâmbios e as orientações são com base na minha experiência com esse visto, então não consigo esclarecer assuntos mais pontuais.

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Aplicação

A aplicação do visto é feita no site da Imigração da Nova Zelândia. A taxa para esse visto é de 330 dólares neozelandeses  (valor de Outubro/2019).

Para saber todos os custos que você pode ter com o visto, veja esse post.

Primeiro Passo: documentos

O primeiro passo do visto é reunir os documentos para tradução. Todos os detalhes em relação às empresas de tradução e orçamentos estão nesse post.

Considere reunir todos os documentos pelo menos 2 meses antes da data de embarque. No meu caso assim que fechei o curso já dei andamento ao visto para não ter atrasos.

Assim que você estiver com os documentos escaneados, envie para as empresas de tradução pois esse processo pode demorar de 5 a 7 dias úteis.

No terceiro passo descrevo melhor alguns documentos que você vai precisar.

Segundo Passo: regras de envio

Todos os documentos precisam ser enviados em PDF, exceto a foto que deve ser em formato JPG.

Um site que me ajudou muito foi o ilovepdf.com. Ele é muito útil para você juntar mais de um arquivo PDF, como por exemplo para reunir em um único arquivo todos os diplomas junto ao histórico escolar.

Preste atenção se não escaneou os documentos de cabeça pra baixo ou de lado. Geralmente eu uso um aplicativo chamado CamScanner para fazer isso direto do celular e já gero o arquivo em PDF.

Para deixar os documentos bem organizados para a imigração, preste atenção no nome dos arquivos enviados. Tente seguir o formato: nome do documento_seu nome, por exemplo: Passport_João Ribeiro. Eu nomeei todos os arquivos em inglês.

Terceiro Passo: documentos

Abaixo está a relação de documentos que eu enviei. Você vai precisar de:

  • Uma foto digital em formato JPG (900 pixels x 1200 pixels e máximo 2250 pixels x 3000 pixels), com fundo branco e rosto de frente para a câmera. Tirei uma com o celular e redimensionei no Photoshop, mas você pode fazer nesse site.
  • Passaporte
  • RG ou CNH
  • Carta de Intenção (veja mais detalhes no próximo item)
  • Offer Letter da escola
  • Recibo comprovando pagamento do curso
  • Diplomas e histórico escolar – eu enviei só o diploma, mas a imigração pediu o histórico escolar de todos os cursos.
  • Registros profissionais: carteira de trabalho ou contratos que não estejam na carteira
  • Comprovação financeira (NZ$1.250 por mês de estudo). Pode ser própria ou do patrocinador
  • Extratos dos últimos seis meses: é importante que o extrato seja de pelo menos um dia após o recibo da instituição para comprovar que você não usou todo o dinheiro no pagamento do curso. Sinalize valores importantes caso eles sejam mencionados na sua carta de intenção
  • Outros comprovantes financeiros: IR, FGTS, venda de carro ou imóvel, etc
  • Passagem aérea: caso não tenha no momento da aplicação, você precisa comprovar o valor de NZ$2.000 para compra
  • Comprovação de vínculo com o país: certificado de casamento ou nascimento dos filhos, bens e propriedades no Brasil ou até mesmo emprego
  • Exame de raio-X para quem permanece de 6 meses a 1 ano (preços e mais informações nesse post)

Como informei no início do post, não fiz a contratação de um profissional para aplicação do meu visto mas fui orientada pelo despachante da agência que fechei.

Para facilitar a sua aplicação, preparei um check-list no excel para executar antes de aplicar para o visto. Caso queira recebê-lo por e-mail faça o cadastro nesse link.

Carta de Intenção

A carta de intenção é um dos itens mais importantes da aplicação. É nela que você vai dizer ao agente da imigração quais são seus planos no exterior e o que pretende fazer no final do seu curso.

A estrutura da minha carta foi mais ou menos essa:

  • 1 parágrafo de apresentação com dados pessoais: passaporte, endereço, RG, nome dos pais, etc
  • 1 parágrafo descrevendo minha formação acadêmica
  • 2 parágrafos descrevendo minha experiência profisional resumidamente
  • 2 parágrafos explicando o porquê da escolha do meu curso
  • 1 parágrafo explicando como o curso será útil na minha carreira
  • 1 parágrafo explicando o porquê da escolha da cidade e do país
  • 1 parágrafo sinalizando os valores mais importantes do meu extrato

Você não precisa fazer uma carta muito longa mas deixe clara a sua intenção para que o agente da imigração não fique com dúvidas.


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Extratos Bancários

O extrato bancário dos últimos 6 meses é o último documento que você vai gerar, já que ele precisa ter validade de 7 dias.

Lembre-se de gerá-lo pelo menos um dia depois da data do recibo fornecido pela escola, isso mostra que você não usou todo o dinheiro no curso.

Você pode nomear o arquivo do extrato da seguinte forma: Nome do Banco _ Seu Nome (Exemplo: Bank Statement Itau _ João Ribeiro).

Sinalize quantias importantes que estão mencionadas na sua carta de intenção.

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Tudo pronto? Vamos!

Se você leu atentamente os itens desse post, viu que deixei um link para cadastro assim você recebe um check-list em excel para reunir os documentos antes da aplicação.

Mesmo que você não vá fazer a aplicação sozinho, o documento é útil porque você vai ter que separar todas essas informações para o despachante.

Gostou do post? Coloca nos comentários se você conseguiu aplicar com essas informações ou se ficou alguma dúvida!

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

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