Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Onde comer em Porto – roteiro gastronômico perto dos pontos turísticos

Portugal é famoso não só pelos pontos turísticos mas pelas iguarias gastronômicas que além de deliciosas são bem baratas. Um pulo no mercado é suficiente para você enlouquecer com o preço dos vinhos.

Por ser uma cidade pequena, os turistas não costumam ficar em Porto mais do que 2 ou 3 noites. Fiz esse roteiro para você experimentar as delícias portuguesas perto dos pontos turísticos e já aproveitar tudo o que a cidade oferece de bom de uma vez só!

Melhor Câmbio Euro

Cachorro no Lado B

Perto da Rua Santa Catarina fica o café e restaurante Labo B. A sinalização indica que lá tem a “melhor francesinha do mundo”, mas como não estávamos com toda essa fome, provamos o “cachorro”.

O cachorro, ou cachorrinho, nada mais é que um hot dog bem mais simples que o nosso mas muito gostoso. Por lá você encontra o Cachorro Normal (salsicha alemã, presunto e queijo), Cachorro Lado B (salsicha, linguiça e queijo) e o Cachorro Lado B com molho. A versão mais simples custa 3,45 euros (valor em maio/2019) então vale provar.

cachorro-porto (800x600)

Lado B
Rua de Passos Manuel, 190

Bolinho de bacalhau e vinho do Porto na Casa Portuguesa

Saindo da Livraria Lello antes de entrar na Torre dos Clérigos dê aquela passadinha na Casa Portuguesa. É por lá que você encontra o bolinho de bacalhau mais tradicional e mais incrível (eles chamam de pastel de bacalhau). Acredite, eu não gosto de bolinho de bacalhau, provei e amei.

A iguaria vem com muito queijo dentro então não tem como ficar ruim. A Casa só vende bolinho de bacalhau e vinho do Porto, então vale provar os dois.

casa-portuguesa-bolinho-bacalhau (600x800)

Pra quem vai visitar apenas Lisboa, existe uma unidade da Casa Portuguesa na rua Augusta também. O bolinho de Lisboa achei meio seco, talvez por ter bem mais movimento do que em Porto ou talvez porque chegamos na Casa Portuguesa em Porto por voltas das 11h da manhã rs.

Casa Portuguesa
Rua Campo dos Mártires da Pátria, 108


Viaje Conectado

Pastel de Belém na Manteigaria

Acabou a visita na Torre dos Clérigos? Aproveite a proximidade da Manteigaria para provar o pastel de Belém. De todos que eu comi em Portugal o deles foi o mais gostoso!

manteigaria-porto (800x600)

pastel-de-belem-manteigaria (600x800)

Manteigaria
Campo dos Mártires da Pátria, 111/112

Sardinhas no Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

Uma loja curiosa que conhecemos em Porto (mas que também tem em Lisboa) foi “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”.

fantastico-mundo-sardinha-portuguesa (800x600)

A loja transformou a tradicional lata de sardinha em um verdadeiro souvenir. Dá pra encontrar latas do ano que você nasceu com os principais acontecimentos, lata do ano atual e até outras opções como lata de atum e salmão. Vale conhecer 😉

sardinhas-porto (800x600)

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa
Rua Campo dos Mártires da Pátria, 111/112

Francesinha no Santiago da Praça

A francesinha é um lanche típico português que leva nada mais nada menos do que: fatias de lombo (alguns lugares a opção era com alcatra), salsicha, linguiça, presunto, mortadela, queijo, molho e um ovo em cima (que costuma ser opcional). Só por essa descrição já deu pra ver que é um prato bem “leve” rs. Ah, ainda costuma acompanhar batata frita.

santiago-cafe-porto (600x800)

Além do Lado B, vi algumas recomendações da francesinha no Café Majestic. Preferimos confiar na indicação de um português que foi a francesinha do Santiago da Praça.

Detalhe: nessa foto é metade da Francesinha
Detalhe: nessa foto é metade da Francesinha

O lugar é mais frequentado por moradores locais e a francesinha é boa. Digo boa porque não é um lanche que eu comeria normalmente, achei muito pesado. Recomendo dividir em 2 pessoas ou pedir só metade.

Santiago da Praça
Praça dos Poveiros 82

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão não deixa de ser um ponto turístico.

É um excelente dica para quem quer comprar uns petiscos para a viagem. Há inúmeras opções de azeitonas, frutas cristalizadas e bastante tremoço. Você também consegue almoçar por lá (embora eu não tenha achado as opções tão boas) e comprar o famoso Vinho do Porto.

mercado-bolhao (800x600)

bolhao-produtos

Aliás, o Vinho do Porto é consumido em Portugal como uma espécie de licor ou um tira gosto antes das refeições, por isso costuma ter um sabor mais marcante. Aqui no Brasil costumamos consumir o vinho do Porto como um vinho normal (por isso a bebedeira chega rápido rs).

Mercado do Bolhão
Rua Santa Catarina, 220

Sorvete na Amorino

A Amorino é uma sorveteria italiana, com filiais em poucos países e conhecida por suas filas enormes.

O grande atrativo não é só o sorvete, mas o formato de flor em que é servido. Recomendo a de Lisboa porque geralmente tinha pouca fila. Mas claro que deve ser bem diferente no verão (era começo da primavera rs).

Talvez pedindo um sorvete de morango e chocolate fique mais bonito por causa da cores rs
Talvez pedindo um sorvete de morango e chocolate fique mais bonito por causa da cores rs

Amorino
Rua Santa Catarina, 222


Seguros Promo

Bacalhau no Café do Cais

Como disse acima, eu não sou fã de bacalhau mas minha prima Ju é e ela estava em busca de um bacalhau que marcasse Portugal.

Ela provou o tradicional bacalhau do Porto no Café do Cais, onde jantamos à beira do Rio Douro. O prato foi aprovado.

bacalhau-do-porto

Café do Cais
Cais da Estiva, 91

Café da Manhã no Café Majestic

O Café Majestic é uma espécie de “Confeitaria Colombo” de Portugal. A todo momento você fila na Rua Santa Catarina de turistas querendo conhecer o café.

majestic-cafe (530x706)

O café não abre aos domingos e o horário de funcionamento costuma ser das 9h30 às 23h30. Chegamos por volta das 9h10 e o café já estava aberto, ou seja, sem fila alguma!

Como alguns hotéis não oferecem café da manhã na estadia, recomendo que tome o café da manhã no próprio Café Majestic. O café completo custa 30 euros por pessoa (valor em Maio/2019) mas é bem completo e na minha opinião vale a pena, afinal, você certamente não vai conseguir almoçar depois rs.

cafe-da-manha-majestic (625x502)

paes-majestic-cafe (600x800)

Champagne para brindar o café da manhã
Champagne para brindar o café da manhã

Café Majestic
Rua Santa Catarina, 112

Quer conhecer os pontos turísticos principais de Porto? Acesse esse post.

Veja também a nossa aventura gastronômica em Porto pelo Instagram.




Booking.com

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos