Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Pousada na selva em Manaus: roteiro de uma noite

Se você tiver mais do que 3 dias em Manaus, vale a pena ficar hospedado em um hotel de selva para ter uma experiência completa na Amazônia.

Durante a minha viagem, optei pelo passeio de 2 dias e 1 noite na pousada de selva no Lodge Amazon Riders da agência Amazonas Day Tour. Há a possibilidade de ficar até 4 dias e 3 noites.

Nesse post descrevo como foi o roteiro por lá.

Chegada ao Lodge

Saímos de Manaus por volta das 7h40 e o motorista nos deixou no porto Ceasa onde pegamos uma lancha de 15 minutos com destino a Vila do Careiro. Nessa lancha também passamos pelo Encontro das Águas e foi lá que eu pude sentir a diferença de temperatura entre as águas do Rio Negro e Solimões.

Primeira lancha que pegamos em Manaus
Primeira lancha que pegamos em Manaus

Chegando na Vila do Careiro, local de moradia de muitos pescadores, pegamos uma Kombi por 1h30 com destino a vila do Rio Araçá. Nessa vila, pegamos um outro barco de 30 minutos e seguimos viagem pela bacia do rio Mamori.

Pescadores da Vila
Pescadores da Vila
Parte da estrada de terra para chegada ao lodge
Parte da estrada de terra para chegada ao lodge

O trajeto parece longo mas foi bem tranquilo tanto na ida, quanto na volta.

Programação

  • Dia 1

Chegamos perto da hora do almoço, conhecemos os quartos e já fomos almoçar.

O almoço caseiro no lodge, estava tudo muito gostoso!
O almoço caseiro no lodge, estava tudo muito gostoso!

Por volta das 15h saímos de barco pelo rio para pescar piranha e em seguida “caçar” jacaré.

Pesquei 5 piranhas! rs
Pesquei 5 piranhas! rs
O pequeno jacaré que pegamos
O pequeno jacaré que pegamos

Como fui na época de chuvas e no dia não tinha sol, fizemos os dois passeios juntos. Geralmente a programação após a pesca é observação do pôr do sol, seguido do jantar e mais a noite o grupo sai de barco novamente para observar os jacarés. O guia pega o jacaré para quem quiser tirar fotos.

Retornamos à pousada para o jantar.

  • Dia 2

Novamente por falta de sol  não fizemos a primeira atividade do dia que seria a observação do nascer do sol. Imagino que deve ser incrível!

Tomamos café da manhã e saímos para uma caminhada na floresta. Durante o passeio o guia dá explicações sobre as árvores famosas na floresta, plantas medicinais, técnicas de sobrevivência e observação da tarântula. Se você morre de medo de aranha, não se preocupe porque os guias dão todas as orientações e ela não passa perto da gente.

Guia dá explicações na trilha
Guia dá explicações na trilha

Iniciamos a trilha com o grupo que dormiu na selva (no roteiro de 2 noites, o grupo dorme a segunda noite em redes no meio da selva) e depois seguimos apenas com o nosso grupo. Para quem viu os stories no instagram dessa experiência, viu meu relato que o guia se perdeu no trajeto, creio eu por conta de uma turista que só reclamava. Acredito que não seja comum isso acontecer (ou fazia parte das técnicas de sobrevivência hahahaha), de qualquer forma ele nos tirou da trilha depois de um tempo e o próprio pessoal do lodge já estava a caminho quando se deu conta que estavámos atrasados para o almoço.

Após o almoço retornamos para Manaus.

Estrutura

A estrutura do lodge é bem simples e a sensação é de estarmos em um ambiente familiar. Todas as refeições foram feitas por lá e estava tudo delicioso. Você também pode comprar bebidas e snacks no próprio lodge.

Acredite se quiser: tinha wi-fi no lodge e funcionava muito bem! Cada hóspede paga R$10 (Abril/2019) para utilizar por todo o período que ficar hospedado.

O meu quarto tinha uma cama de casal e uma de solteiro, ventilador, ar condicionado e banheiro com chuveiro sem aquecimento. Minha dica é: use os mosquiteiros para dormir e não se apavore. Em todo quarto aparece pelo menos uma aranha durante a noite (bem menor e menos assustadora que a tarântula rs) e uma perereca no banheiro. Deixe a porta do banheiro fechada 😉

Meu quarto no lodge
Meu quarto no lodge
A vista do quarto
A vista do quarto

Passei um pouco de medo porque não sou a pessoa mais íntima dos animais da selva mas gostei da experiência rs. É completamente diferente de ficar apenas em Manaus, aqui você de fato tem o contato com a Amazônia.

Chegada ao lodge na época de cheia
Chegada ao lodge na época de cheia

Recomendações

Leve protetor solar, roupas de banho (se quiser nadar no rio perto do lodge), muito repelente, boné/chapéu e roupas leves. Para o passeio na selva ou se for dormir na selva, leve uma calça de tecido leve.

Eu senti falta do meu tênis de trekking, apesar da trilha não ser pesada. Se chover, uma capa de chuva é sempre bem-vinda.

Há sabonete no banheiro e toalha para os hóspedes.

Como reservar

barco_manaus
As paisagens são sempre uma grata surpresa

Fiz o passeio com a Amazonas Day Tour e como informado, há também a opção de ficar 2 ou 3 noites na pousada de selva. Veja as opções aqui.

O passeio para uma pessoa por 1 noite custa R$600 (Abril/2019) e inclui o transporte, guia e todas as refeições. Bebidas, snacks e wi-fi são pagos a parte. Se você estiver em duas ou três pessoas no quarto, fica mais barato. Para entrar em contato com a Amazonas Day Tour, clique aqui.

Já se hospedou em um hotel ou pousada de selva na Amazônia? Conta a sua experiência nos comentários 🙂




Booking.com


Seguros Promo

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Brasil

Hospedagem em Capitólio – Badulack Hostel

Em setembro fui finalmente conhecer Capitólio em Minas Gerais, destino que ganhou destaque depois que muitos viajantes passaram a divulgar suas belezas pelo instagram. O recém

Amazonas

Roteiro de 5 dias em Manaus

Dá pra conhecer Manaus em um final de semana prolongado, mas com 5 dias na cidade você consegue aproveitar bastante tudo o que tem disponível

Amazonas

Onde comer em Manaus

A culinária amazonense é uma atração a parte. Além da variedade de peixes e frutas da região, opção é o que não falta para experimentar