Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021

Se você acompanhou as notícias do ano passado, viu que o Parlamento Europeu aprovou um sistema de autorização prévia para turistas de 60 países – incluindo o Brasil,  que atualmente não precisam de visto para entrar na União Européia.

Conhecido como Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla original em inglês), essa autorização passa a ser exigida a partir de 2021.

Nesse post vamos esclarecer algumas dúvidas em relação às mudanças.

O que é ETIAS?

ETIAS é uma forma eletrônica de autorização de viagem, aplicado ao turismo e aos negócios.

A União Européia decidiu implementar essa autorização em razão dos riscos à segurança aos países e aos turistas que viajam dentro dessas fronteiras.

Todos os viajantes precisarão da autorização de viagem em estadias de curta duração até 90 dias para qualquer um dos países ETIAS. O visto também inclui países que fazem parte da Área Schengen, mas não da UE, o que significa que os brasileiros poderão viajar para esses países sem necessidade de documentação extra.

Aqueles que forem estudar ou trabalhar na Europa devem se inscrever para um outro tipo de visto.

Como obter o ETIAS?

A partir de 2021 para obter a autorização de viagem ETIAS o viajante precisa preencher um formulário de inscrição online inserindo dados pessoais como nome, data de nascimento, endereço, detalhes sobre a viagem e responder a algumas questões de segurança, como já acontece com países que exigem visto de entrada.  Além disso, é necessário que os brasileiros tenham um passaporte válido por 6 meses, um e-mail para recebimento da autorização e um cartão válido para pagamento das taxas de emissão da autorização.

Após a aprovação, a autorização de viagem para a Europa pode ser usada por 3 anos ou até a data de validade do passaporte, o que ocorrer primeiro.

Clique e veja a lista completa de documentos para entrar na Europa.

passaporte

Quais países solicitarão o ETIAS?

O Acordo Schengen é diferente do que conhecemos por Europa. Este é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.

Ele inclui 26 países com todos os integrantes da União Européia (exceto Irlanda e Reino Unido) e 4 países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça). Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo. Apesar de serem micro-estados, Mônaco, São Marino e a Cidade do Vaticano também solicitarão o ETIAS.

Veja a relação completa:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária (em implementação), Cidade do Vaticano, Chipre (em implementação), Croácia (em implementação), Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia (em implementação), San Marino, Suécia, Suíça.

Como obter mais informações sobre a autorização de viagem para a Europa?

O site https://www.etiasvisa.com/br possui todas as informações sobre o visto ETIAS para brasileiros. Por lá você consegue esclarecer dúvidas e planejar a sua viagem para esses países.

Você também pode deixar suas dúvidas nos comentários! 😉


*Este texto é um publieditorial. O conteúdo foi desenvolvido com base na opinião particular da autora desse blog e patrocinado por uma empresa.

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos