Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Dia de los Muertos na Cidade do México

O Dia dos Mortos é uma festa de origem indígena, que antecede a chegada dos espanhóis no México e homenageia aqueles que partiram.

mexico-dia-de-muertos

Os mexicanos enxergam a morte como uma continuidade da vida, por isso a data é festejada com comida, doces, caveiras e muitas decorações. Segundo a cultura local, nos dias 01 e 02/11, os mortos tem permissão divina para visitar parentes e amigos, este é motivo pelo qual os mexicanos enfeitam suas casas com flores e preparam as comidas preferidas daqueles que já partiram para a oferenda.

A caveira mexicana tem origem nessa festa e com ela outros símbolos rodeiam o país durante o Dia de los Muertos, como por exemplo: as calaveras de dulce (caveiras doces) que são comuns nas homenagens às crianças, crisântemos enfeitam os túmulos daqueles que já se foram e é comum vê-los em frente às casas (para receber os mortos), pan de muerto (pão de morto) um pãozinho doce muito vendido nessa data e as tradicionais oferendas. Não se assuste se nas ruas as pessoas estiverem fantasiadas de caveira, zumbis, etc, isso é bem comum nessa época.

O pão de morto, facilmente encontrado nos mercados e centros comerciais nessa época
O pão de morto, facilmente encontrado nos mercados e centros comerciais nessa época

Geralmente a oferenda para as crianças são sempre cheias de cores, brinquedos e doces.

Na Cidade do México você consegue encontrar as oferendas em lugares públicos. Veja alguns abaixo:

Estádio Olímpico Universitário

O Estádio da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México) expõe mais de 140 altares, com diversas atividades artísticas (música e dança) e alguns food trucks. Um altar é mais impressionante do que o outro, recomendo a visita. Lá você também encontra várias pessoas fantasiadas para aproveitar a festa.

dia-muertos-cdmx

dia-muertos-mexico

finados-mexico

caveira-calavera-mexico
Achei até caveira com o meu nome rs
halloween-mexico
E tem gente que capricha na produção!

Região do Zócalo

Dentro das igrejas também é comum encontrarmos os altares. A foto abaixo é da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

igreja-oferenda

dia-muertos-zocalo
Na região do Zócalo também tem programação cultural com shows e danças

Palácio de Bellas Artes

Na Alameda Central em direção ao Palácio de Bellas Artes, haviam diversas oferendas pelas ruas. Além disso, caminhado de lá para a Casa de los Azulejos também encontramos uma praça fechada com várias oferendas para as crianças.

bellas-artes-mexico

bellas-artes-dia-dos-mortos

centro-mexico

20151102_191744

oferenda-criancas
Oferenda para as crianças cheias de doces e brinquedos

oferenda-dia-de-mortos

Culturalmente as festividades se encerram no dia 02/11 nos cemitérios da cidade. A Bruna do blog Dona Florida contou um pouco da experiência que ela teve em um cemitério e também na cidade de Patzcuaro, clique aqui para ver o post.

É comum encontrar homenagens também dentro dos Museus. A foto abaixo por exemplo é do Museu da Frida Kahlo.

E no Museu da Frida Kahlo, uma homenagem à artista
E no Museu da Frida Kahlo, uma homenagem à artista

Se você pretende ir a Mixquic ver as festas por lá, recomendo as dicas da Nívia do blog Viagens Invisíveis clicando aqui.

Há várias formas de explorar o Dia de los Muertos no México, se você teve uma experiência diferente dessas que citei, deixe o seu comentário no post.

Em breve mais posts sobre o México! 😉

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos