Serra Bier: a rota cervejeira de Gramado

Serra Bier: a rota cervejeira de Gramado

Se você pensa que as únicas especialidades de Gramado são vinho e chocolate está muito enganado. A Serra Bier é a primeira rota cervejeira da cidade e mostra que há muito potencial para os amantes de cerveja artesanal.

Foto: Divulgação Serra Bier
O Fabrício é guia de turismo de Gramado e criou a rota cervejeira para unir a sua experiência com turismo e sua paixão por cervejas em um tour bem diferenciado. O passeio é ótimo para os homens que querem fugir do período de compras da mulherada! (Na verdade eu não descartaria o passeio para fazer compras, mas depende muito do gosto de cada um.)
Vamos conhecer as paradas do tour cervejeiro?
Rasen Bier

A nossa primeira parada foi na Rasen Bier, que em alemão significada cerveja de Gramado.

Entrada da cervejaria Rasen Bier

Lá começamos a primeira degustação da Pilsen enquanto aguardávamos a visita à fábrica. Durante a apresentação dos ingredientes, aprendemos que a Rasen Bier trabalha com ingredientes puros (malte, lúpulo e água), seguindo à risca a Lei de Pureza da Alemanha.

Visita à fábrica
Degustando a Pilsen
Depois da visita também provamos a Amber Ale, uma cerveja mais amarga e forte, com um paladar um pouco mais cítrico.

A última degustação foi da Dunkel, uma cerveja escura do tipo Lager no qual notamos um gostinho de café e que ficou com um ótimo sabor quando provada com chocolate amargo. Me surpreendeu.

Dunkel: não esqueça de provar com chocolate amargo
Produtos da Rasen Bier a venda na loja

Por ser a mais antiga e tradicional, você vai encontrar a Rasen em diversos bares, restaurantes e até em edições especiais, como na Harley Motor Show.

Edição especial Rasen Bier para Harley Motor Show
Gram Bier

A Gram Bier abriu para visitação há alguns meses e é um pouco menor que a Rasen Bier, mas na visita você vai perceber que eles tem potencial!

Fábrica da Gram Bier

Ao entrarmos começamos a provar a Pilsen, que na minha opinião foi a melhor de todas as cervejarias! É suave e tem um sabor agradável.

Melhor Pilsen
A cervejaria ainda é pequena mas é puro capricho nos detalhes
Na fábrica também conhecemos o processo de fabricação artesanal e depois degustamos mais 2 tipos: a Weizenbock, com amargor mais suave e a Ipa chamada Granada que é sazonal bem amarga e com muito lúpulo, essa só agradou àqueles que gostam de um sabor bem acentuado.
Cervejaria do Farol
Essa cervejaria é um pouco mais afastada das outras e é simplesmente linda! A noite o visual é incrível.
A cervejaria por fora
Além de tudo, o Paulo que explica sobre o processo de fabricação das cervejas é super experiente e domina o assunto. Ele já fez muitos cursos na Europa e inclusive ministra cursos na cervejaria, por isso este é o lugar ideal para você esclarecer dúvidas sobre cerveja artesanal, principalmente se você está pensando em produzir sua própria cerveja!

Lá você vai provar a Pilsen, Weiss e Red Ale e como foi a última parada do nosso tour, aproveitamos para comer uns petiscos.

Explicação para o grupo sobre o processo de produção da cerveja
As três cervejas produzidas na casa
Depois de tantas degustações durante o dia, voltamos para Gramado e o Fabrício ainda recomendou conhecermos a MF Taberna, mas infelizmente deixamos para a nossa próxima ida à Gramado. Se você tiver tempo sobrando vale a pena conhecer!
O Serra Bier é realizado às terças, quintas e sábados e inclui o transporte (ida e volta do centro ou até o hotel), as visitas, as degustações e um elemento surpresa (que eu não posso revelar para não estragar, mas garanto que você não vai ficar com sede durante o passeio! rs).

O tour é muito legal inclusive para conhecer gente do Brasil inteiro e fazer amigos que gostam de cerveja! Nós conhecemos gente do Recife, Rio de Janeiro, Campinas…. enfim, ninguém faz amigo bebendo leite e vale lembrar que estamos falando de um tour cervejeiro rs.

O Fabrício também sempre tem alguma novidade nos passeios, então vale a pena entrar em contato com ele antes de chegar em Gramado.

Reservas e Informações:
fabricioecker@yahoo.com.br
Telefones: (54) 9628-5965 / (54) 8147-6476 / (54) 9176-7914

E não esqueçam de falar que viram a dica aqui no Viagem de Fuga! 😉

Nosso agradecimento especial pela ajuda da Rose da Prefeitura de Gramado e ao Fabrício Ecker que compartilhou conosco a sua experiência e o gosto pelas cervejas artesanais.

Patricia Furlan

Publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens.

Comentários

Comentários

Posts Relacionados

Leave a Comment

Sobre a autora

Olá! Meu nome é Patrícia Furlan e sou publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens. Aqui você encontra minhas dicas de roteiros, cultura, gastronomia e experiências de turismo.

Booking.com
Reserva Agora 300x250