Japan Rail Pass

Onde comprar o Japan Rail Pass no Brasil

Antes ir para o Japão, li em vários blogs se valia a pena ou não comprar o JR Pass.
O JR Rail Pass é um bilhete utilizado no transporte público no Japão, oferecido apenas para turistas. A grande vantagem é que ele é válido principalmente no shinkansen ou trem bala (se você vai viajar para outras cidades como Nagoya, Quioto, Osaka, Hiroshima vale muito a pena) e se você ficar hospedado perto da Yamanote Line em Tóquio, também já economiza com o metrô, pois é perto dessa linha que estão localizados os principais pontos turísticos da cidade e o JR é aceito.
Dependendo do seu roteiro, o JR Pass não vale a pena (principalmente se o dólar estiver muito alto) e essa decisão deve ser tomada no Brasil com o visto em mãos. Achei um post legal nesse blog que ajuda você a fazer essa análise (só fiquem atentos ao reajuste de preço pois o post é de 2012).

Outro item importante é que você escolhe se quer comprar o JR Pass para 7, 14 ou 21 dias e ao chegar no Japão, você precisa validá-lo antes de começar a usar. O ponto positivo é que no meu caso fiquei hospedada perto da estação Ueno e na hora de validar era possível colocar o passe a partir do dia seguinte. Dessa forma, nosso JR Pass deu certinho para o período da viagem.

Esse foi o ticket que retiramos no Brasil para ser trocado no Japão
JR Pass frente e verso. No  verso tem a validade e suas informações pessoais.
Como fui em maio desse ano, o dólar estava bem alto e isso fez com que eu pesquisasse o preço em t-o-d-o-s os lugares que vendem o JR Pass rs. Recebi indicações dos sites Explore Japan e Japan Rail Pass by Japan Experience, mas pra mim não compensava passar o cartão de crédito e aguardar a cotação do dólar, então escolhi uma das lojas autorizadas. Para ver todos os agentes autorizados a vender o JR Pass, clique aqui.
Em São Paulo a que apresentou a melhor cotação do dólar pra mim foi a Caju Representações, que na verdade é Rubi Operadora Turística. Eles podem enviar o JR Pass pelos correios ou você retira diretamente na agência. O valor é pago a vista (em todas elas) e é numa paulada só rs.

Há a possibilidade de escolher entre o ordinary car e o green car (equivalente à primeira classe). Eu posso afirmar que o ordinary car atende muito bem, o espaço para as pernas é muito bom. A única recomendação que eu dou é para reservar os assentos antes de embarcar. Com o JR Pass você pode embarcar a qualquer momento, mas sempre chegávamos com antecedência na cabine de atendimento e solicitávamos a reserva.

O espaço no ordinary car é excelente
Destaque para as informações no bilhete e como encontrar a plataforma. Não se preocupe, o painel aparece em inglês também :)

Outra dica importante é que se você estiver com malas grandes de rodinhas, peça para eles selecionarem os últimos assentos do vagão: são os únicos com espaço para mala atrás do banco 😉

Diferente dos trens da Europa que tem um espaço perto da porta para a bagagem, no shinkansen o espaço é só na parte de cima dos assentos ou atrás dos últimos bancos de cada vagão.
Veja onde validar seu JR Pass no Japão clicando aqui e boa viagem!
Patricia Furlan

Publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens.

Comentários

Comentários

Posts Relacionados

Leave a Comment

Sobre a autora

Olá! Meu nome é Patrícia Furlan e sou publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens. Aqui você encontra minhas dicas de roteiros, cultura, gastronomia e experiências de turismo.

Booking.com
Reserva Agora 300x250