Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Japan Rail Pass

Onde comprar o Japan Rail Pass no Brasil

Antes ir para o Japão, li em vários blogs se valia a pena ou não comprar o JR Pass.
O JR Rail Pass é um bilhete utilizado no transporte público no Japão, oferecido apenas para turistas. A grande vantagem é que ele é válido principalmente no shinkansen ou trem bala (se você vai viajar para outras cidades como Nagoya, Quioto, Osaka, Hiroshima vale muito a pena) e se você ficar hospedado perto da Yamanote Line em Tóquio, também já economiza com o metrô, pois é perto dessa linha que estão localizados os principais pontos turísticos da cidade e o JR é aceito.
Dependendo do seu roteiro, o JR Pass não vale a pena (principalmente se o dólar estiver muito alto) e essa decisão deve ser tomada no Brasil com o visto em mãos. Achei um post legal nesse blog que ajuda você a fazer essa análise (só fiquem atentos ao reajuste de preço pois o post é de 2012).

Seguro viagem asia 468x60

Outro item importante é que você escolhe se quer comprar o JR Pass para 7, 14 ou 21 dias e ao chegar no Japão, você precisa validá-lo antes de começar a usar. O ponto positivo é que no meu caso fiquei hospedada perto da estação Ueno e na hora de validar era possível colocar o passe a partir do dia seguinte. Dessa forma, nosso JR Pass deu certinho para o período da viagem.

Esse foi o ticket que retiramos no Brasil para ser trocado no Japão
JR Pass frente e verso. No  verso tem a validade e suas informações pessoais.
Quando fui o dólar estava bem alto e isso fez com que eu pesquisasse o preço em t-o-d-o-s os lugares que vendem o JR Pass rs. Para ver todos os agentes autorizados a vender o JR Pass na América Latina, clique aqui.
Você também pode comprar o Japan Rail Pass no site oficial através desse link.

Em São Paulo a que apresentou a melhor cotação do dólar pra mim foi a Caju Representações, que na verdade é Rubi Operadora Turística. Eles podem enviar o JR Pass pelos correios ou você retira diretamente na agência. O valor é pago a vista (em todas elas) e é numa paulada só rs. (Atualização em 30/08/2018: a agência não opera mais, então recomendo olhar a lista oficial clicando aqui).

Melhor Câmbio Japão

Há a possibilidade de escolher entre o ordinary car e o green car (equivalente à primeira classe). Eu posso afirmar que o ordinary car atende muito bem, o espaço para as pernas é muito bom. A única recomendação que eu dou é para reservar os assentos antes de embarcar. Com o JR Pass você pode embarcar a qualquer momento, mas sempre chegávamos com antecedência na cabine de atendimento e solicitávamos a reserva.
O espaço no ordinary car é excelente
Destaque para as informações no bilhete e como encontrar a plataforma. Não se preocupe, o painel aparece em inglês também 🙂

Outra dica importante é que se você estiver com malas grandes de rodinhas, peça para eles selecionarem os últimos assentos do vagão: são os únicos com espaço para mala atrás do banco 😉

Diferente dos trens da Europa que tem um espaço perto da porta para a bagagem, no shinkansen o espaço é só na parte de cima dos assentos ou atrás dos últimos bancos de cada vagão.

Veja onde validar seu JR Pass no Japão clicando aqui e boa viagem!




Booking.com

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos