Paraty: fuga para um final de semana

Paraty é um município do litoral Oeste do Rio de Janeiro. Para quem não conhece muito a cidade, Paraty tem um Centro Histórico desses bem tradicionais, com ruas de pedra onde é proibida a entrada de carros. O município também é conhecido por alguns eventos tradicionais, como o carnaval da cidade e a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty).

Esse foi o destino de um fim de semana em setembro de 2013 por conta de um outro evento bacana que acontece por lá (e que era um simples desconhecido para a minha pessoa até então): o Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco. O festival possui exposições a céu aberto, então você se encanta com o evento só de andar pelas ruas.

Igreja Matriz e as fotos do Paraty em Foco

O destino é indicado para todos os gostos: para quem quer gastar muito ou não. Para os que se encaixam no segundo grupo, recomendo que não sigam os restaurantes indicados pelos guias de turismo, pois a maioria deles são caros.

Saímos de São Paulo na sexta-feira de ônibus da rodoviária do Tietê. Compramos a passagem da cia Reunidas pela internet mesmo, no site da NetViagem e retiramos antes de embarcar. Cuidado: o ônibus sai pontualmente, então não se atrase para não ficar pra trás (nós quase ficamos rs). A viagem dura cerca de 5/6 horas.

Na minha opinião não vale a pena ir de carro se você ficar hospedado dentro do Centro Histórico, porque não é possível entrar com o carro e a rodoviária é bem pertinho (só não vá pagar mico e chegar com uma mala gigantesca de rodinha rs).
Fui com duas amigas acompanhar o evento e ficamos hospedadas no Historic Centre Hostel, que é bem simples mas ficamos bem acomodadas. Ele tem uma localização ótima: perto da igreja Matriz, um lugar bem movimentado e a rua não alaga (essa é uma consideração importante porque a maré sobe e algumas ruas ficam alagadas por um período).
Historic Centre Hostel
Sábado de manhã acordamos e já fomos olhar as exposições de foto pelas ruas. Poucas lojinhas estavam abertas, algumas abrem depois das 10h ou ainda mais tarde. Ficamos um tempo na praia, não resistimos com o calor e então seguimos em direção à Pistache, sorveteria bem tradicional de lá. Voltamos para a praia e encontramos na Praia do Jabaquara um quiosque muito simpático chamado Balacobacco. O lugar é tão agradável que ficamos a tarde toda por lá.
Quiosque Balacobacco na praia do Jabaquara
A noite, decidimos jantar em um restaurante italiano chamado Miracolo. Eu escolhi o tradicional spaghetti a carbonara, que era bom, mas…. já comi melhores rs. Lá também tem gelatto italiano para quem quiser se deliciar.
Gelatto italiano na Miracolo
Indo para a região da Igreja Matriz, região mais movimentada a noite, você também consegue beber uns drinks diferentes nas barraquinhas por R$10. Vale a pena experimentar!
No domingo, dia de partir. Mas ainda conseguimos voltar para a Praia do Jabaquara pela manhã e almoçar no Bem Brasil, que tem “menu do dia” por um preço super acessível, pena que a qualidade deixou a desejar: a comida demorou mais de 1 hora para chegar e não veio muito quentinha. Mas era gostosa!
Depois do almoço, partimos de volta para a rodoviária!
Caso você visite Paraty em um fim de semana que não tem eventos, aproveite para fechar o passeio das Cachoeiras com alguma agência local e visita aos alambiques. É um passeio super legal.

Se você quer um roteiro de fuga para o final de semana, fica a dica de Paraty. Se estiver calor, melhor ainda! :)

Informações sobre os locais citados:

• Paraty em Foco

Programação e fotos do evento: www.paratyemfoco.com

Localização: Rua Dona Geralda, 211 – Centro Histórico
Ponto de Referência: Praça da Igreja Matriz

• Miracolo

Localização: Rua da Cadeia, s/n
Ponto de Referência: Igreja Matriz, vai ser fácil encontrá-lo por causa do movimento na entrada graças ao famoso gelato.

• Bem Brasil

Rua Domingos Gonçalves de Abreu, 198
Ponto de Referência: Praça do Chafariz

Autora:

Patricia Furlan

Publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens.