Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Minha fuga é para Machu Picchu, por onde começo?

Minha fuga é para Machu Picchu, por onde começo?

Algumas perguntas que você vai ter que responder se a sua fuga for para Machu Picchu:

1) Como chegar até Machu Picchu?
2) Devo comprar o ingresso para Machu Picchu antes da viagem?
3) Vou fazer a trilha ou apenas conhecer as montanhas?
4) Posso ir sozinha? Ou então: é perigoso ir só entre mulheres?

Bom, se você sempre se encantou com a ideia de ir para Machu Picchu mas não faz nem ideia de como chegar até lá, esse post vai ajudá-lo.

Primeiro, parece uma informação besta, mas muita gente não sabe que Machu Picchu não é “ali do lado de Lima” ou “ali do lado de Cusco”, então vou separar esse post em tópicos detalhados e você pode ir direto ao ponto.  

Como chegar até Machu Picchu?
Todos os trajetos que você precisa ter em mente para chegar até Machu Pichhu

Primeiro, saiba que essa não é uma viagem de um fim de semana. Por mais que Lima seja relativamente perto do Brasil, você vai ter que ir de Lima até Cusco, de Cusco até Águas Calientes e de Águas Calientes até Machu Picchu. E convenhamos que não há nada mais chato do que viajar e passar a maior parte do tempo em trânsito.

Nesse mapa dá para ter uma ideia onde fica cada um: Então vamos começar a planejar!

De Lima, você deve pegar um vôo até Cusco. Em todas as pesquisas que eu fiz, os vôos mais baratos costumam ser da Star Peru. Quando entrar no avião não espere nada de luxo, o avião é bem simples e as poltronas um pouco estreitas, porém o lanchinho costuma ser bom (pra compensar vai!? rs). Para 1h20 de vôo acho que é ok.

Há muito lugares legais para você conhecer em Cusco. Saber quais você quer conhecer vai ajudá-lo a calcular o número de dias necessários para concluí-los. O meu roteiro foi super rápido: apenas 2 dias. Por isso fechamos os passeios com o hotel, porque o transporte incluso nos passeios facilita se você tiver pouco tempo.

Cusco fica há 2 horas de Águas Calientes de trem. Se você pretende ir BEM cedo para Machu Picchu, eu aconselho dormir um dia antes em Águas Calientes para facilitar a distância.

Em Cusco, você pode aproveitar o dia que fizer o passeio até Ollantaytambo para reservar o seu trem para Águas Calientes.  Se essa for a sua opção, reserve o seu trem de ida após às 17h30.

Dica para comprar a passagem de trem: se você for na alta temporada (Julho/Agosto) compre antes. Eu fui no comecinho de março e não tive problemas para comprar na hora, mas é sempre bom se programar.

Existem duas empresas de trem: a Peru Rail e a Inca Rail.  Eu fui de Peru Rail porque não haviam passagens da Inca Rail de última hora. Posso garantir que os trens são bons, porém um funcionário de um hotel nos disse que a Inca Rail tem um preço semelhante mas o lanchinho é melhor. O da Peru Rail, categoria Expedition é bem simples:

 
Lanche básico na categoria Expedition da Peru Rail

Se você sair mesmo de Ollantaytambo o seu itinerário na Peru Rail será Sacred Valley > Machu Picchu, se for Inca Rail, Ollantaytambo > Machu Picchu.

A vantagem da Peru Rail é que a sua passagem de volta poderá ser para Cusco (o chamado Bimodal Service). Significa que você vai descer na estação de trem de Pachar (uma depois de Ollantaytambo) e de lá pegar uma van da Peru Rail até Cusco. Nesse trajeto, pegamos a categoria Vistadome, com apresentação de danças típicas e outras surpresas no trajeto:


Trajeto animado na categoria Vistadome da Peru Rail


Cheguei em Águas  Calientes, estou há quanto tempo Machu Picchu?

Se você quiser poupar energia para gastar lá, você está há apenas 15 minutos de van. Senão, está há 1h30 de caminhada.

1h30 de caminhada não parece muito, mas eu pouparia energia para curtir o visual de lá. Vi umas pessoas que foram a pé e que estavam bem cansadas.

Águas Calientes é bem pequena mesmo. Então se você dormir na noite anterior por lá, você estará muito perto da estação para pegar a van.

O ticket da van você compra na hora. Depois disso é só pegar a fila de passageiros e aguardar, mas lembre-se de programar o seu horário para não perder muito tempo na fila. As vans saem uma atrás da outra, mas considere que há muitos turistas por lá também.


Devo comprar o ingresso para Machu Picchu antes da viagem?

A resposta é: com certeza! Isso porque imagina que chato você ir até lá e não conseguir tirar aquela foto clássica?

Você pode comprar o ingresso pelo site http://www.machupicchu.gob.pe e escolher entre 4 ingressos diferentes: Machu Picchu, Machu Picchu + Museo, Machu Picchu + Huaynapicchu ou Machu Picchu + Montaña. Basta escolher o roteiro e selecionar a data conforme indicação abaixo:

O pagamento deve ser feito com um cartão Visa.

A diferença entre os roteiros são os adicionais (Museo, Huaynapicchu, Montaña), sendo que em Huaynapicchu e Montaña você consegue subir em uma das montanhas. Se você só quiser tirar a foto clássica do local, basta comprar o ingresso mais simples e a foto já está garantida!

O meu ingresso dava acesso à Montaña, porém nós abrimos mão do passeio pois chegamos às 06h da manhã para garantirmos fotos legais e o nosso roteiro com o guia só iniciou às 08h. No final do passeio com o guia, já eram quase 11h e o sol estava rachando, ou seja, a dica é: agende com o guia BEM cedo ou se você tiver mais dias, acho que vale a pena deixar para subir nas montanhas em uma outra oportunidade (a não ser que o sol não te castigue tanto).

Como eu pretendo voltar em breve, deixei para uma outra oportunidade 😉

Vou fazer a trilha ou apenas conhecer as montanhas?

Segundo o nosso instrutor, a trilha saindo de Ollantaytambo leva 3 dias para chegar até Machu Picchu. Lembre-se que não basta ser atleta, porque quando o fator “altitude” entra em jogo, cada um reage de uma forma. Tudo depende se você tem o ar aventureiro ou não, mas eu não indicaria para pessoas que não estão acostumadas com trilha ou algo assim, um amigo meu sofreu demais porque foi acompanhar a namorada.

Eu prefiri ir da forma tradicional, ou seja: ir direto para Águas Calientes de trem e de lá pegamos o ônibus até Machu Picchu.


Essa é a vista que você pode garantir chegando cedo em Machu Picchu

Posso ir sozinha? Ou então: é perigoso ir só entre mulheres?

Quando fechamos a viagem, éramos um grupo de 6 pessoas: 2 homens e 4 mulheres. No entanto, até chegar o grande dia o grupo foi reduzido para 2 mulheres rs.

No início ficamos com o pé atrás: será que não era perigoso?


Eu e a Ju do blog Trip Feeling na nossa fuga para Machu Picchu

Que nada! Inclusive é uma viagem que eu indico até mesmo para quem pensa em ir sozinho e principamente se você for fechar os passeios turísticos por lá. Nos grupos sempre há brasileiros e outros turistas viajando sozinhos, ou seja: companhia não vai faltar.

Fora que os moradores são educados, dão informação, etc. Você não vai se arrepender!

Essas são as dicas para você começar o seu roteiro!

Já fez essa fuga? Comente sobre a sua experiência com a gente!

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos