Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

A cultura e as regras do Onsen no Japão

Os japoneses costumam frequentar o Onsen para relaxar depois de um dia longo e estressante mas há regras para a prática.

Veja nesse post o que é e como praticar esse hábito local no Japão.

O que é Onsen?

Onsen são casas de banho com águas termais que promovem o relaxamento do corpo.

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

No Ocidente é considerado água termal quando a temperatura está acima de 21 graus, mas no Japão essa temperatura é de 25 graus pra cima.

A prática é comum no país e os japoneses relaxam totalmente nus! Mas para isso é claro que há regras de etiqueta que precisam ser respeitadas.

Regras de etiqueta do Onsen

Veja abaixo as regras de etiqueta do spa que visitei em Osaka:

  1. Antes do banho é importante que você guarde suas coisas em um locker. O local que fomos tinha um locker e o visitante pagava 100 ienes para deixar seus pertences.
  2. Homens e mulheres acessam ambientes separados – apesar de ter Onsen para casais também – uma espécie de Onsen privativo.
  3. Mulheres precisam estar com o cabelo preso para entrar. Eles também disponibilizaram um prendedor de cabelo pra mim.
  4. De forma alguma é possível misturar homens e mulheres. Apenas meninos abaixo de 6 anos entram na ala feminina, mas só na ausência de um adulto do sexo masculino. Eu não vi nenhum menino no dia que fui.
  5. Também é possível alugar toalhas por lá. Uma toalha pequena custa 150 ienes e 500 ienes a grande.
  6. É proibido fotografar ou entrar com o celular. Também é proibido levar comida.
  7. Mulheres no período menstrual não podem ir ao Onsen.
  8. Você também não pode frequentar um Onsen se tiver tatuagem. Por sorte, na época que fui ao Japão eu não tinha nenhuma. Tatuagem por lá é coisa da máfia, portanto é vista com maus olhos pelos japoneses.
  9. Não é possível nadar na piscina.
  10. Não é possível usar shampoos ou sabonetes nas banheiras.

Ditas as regras, vamos para a experiência.

Melhor Câmbio Japão

A experiência no Onsen

Eu estava bem constrangida de entrar no Onsen até porque no Brasil às vezes é difícil se sentir confortável até na praia com roupas de banho, imagina em um lugar que você entra completamente nua! E nem adianta tentar, não pode usar roupas de banho rs.

Como fui com um namorado e as áreas eram separadas, marcamos de nos encontrarmos uma hora depois do lado de fora. Ele estava super animado e eu super constrangida com a experiência.

Entrei, guardei todas as coisas no locker e de lá fui tomar uma ducha antes de entrar nas piscinas. A ducha é o começo do constragimento para quem já está com vergonha rs.

A área do banho é um corredor cheio de espelhos e na frente de cada espelho há uma ducha, shampoo, sabonete e um banquinho. Você senta nua de frente para o espelho e tem que lavar o cabelo e tomar banho antes de entrar.

Feito isso, fui para as piscinas. O lugar que escolhemos chama Naniwa-no-yu Natural Spa e fica em Osaka, por lá havia diversas opções de piscinas tanto na área interna quanto na área externa, algumas com a água perto dos 30 graus.

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

Depois do constragimento você vai entrando nas banheiras e a vergonha vai passando, até porque você vai ver que o japonês encara o Onsen como uma programação familiar e ninguém fica olhando para o corpo de ninguém, ou seja, o tipo de coisa que certamente nunca daria certo no Brasil e que você só pode experimentar por lá!

Tentei ir no máximo de banheiras possíveis dentro da uma hora que combinamos e de fato relaxa bastante! Não há um tempo limite para ficar por lá, mas como a água acaba sendo muito quente fica difícil ficar lá por muito tempo.

Ao sair tomei um banho novamente e no banheiro feminino eles tinham até secador. Peguei minhas coisas e saí de lá feliz por ter participado dessa experiência.

Vale a pena conhecer o Onsen?

Eu considero um lugar obrigatório, principalmente se você for o tipo de viajante que gosta de ter experiências locais.

Como eu disse anteriormente só vejo um lugar desses funcionando por lá mesmo, pois não há conotação sexual na prática e as pessoas frequentam para relaxar.

Onde encontrar um Onsen?

Em Osaka fui no Naniwa-no-yu Natural Spa que fica no piso superior de um complexo de entretenimento chamado Yu-Yu Park, perto da estação Tenjinbashisuji 6-chome do metrô.

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

Foto: Divulgação Naniwa-no-yu Natural Spa

Adultos pagam 800 ienes pelo Onsen (valores de 2019).

Clique aqui para mais informações do local.

Conta pra mim: você teria coragem de frequentar um Onsen?


Links Úteis para sua Viagem no Japão:

JR Pass | Seguro Viagem | Comprar iene no Brasil

Patricia Furlan

Publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens.

Comentários

Comentários

Posts Relacionados

Leave a Comment

Sobre a autora

Olá! Meu nome é Patrícia Furlan e sou paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Aqui você encontra minhas dicas de roteiros, cultura, gastronomia e experiências de turismo.

Reserve seu hotel

Booking.com

Melhor cotação de câmbio

Japan Rail Pass

Seguro Viagem na Ásia

Seguro viagem asia 300x250