Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Adega Casarão: Cachaças especiais e produtos caseiros em Brotas

Na rua mais famosa do centro de Brotas, a Adega Casarão ocupa uma esquina bem movimentada e chama a atenção dos turistas.

A diversidade dos produtos na vitrine é um belo convite à visita. O interior da loja é um casarão rústico que foi restaurado conservando as paredes de taipa, que agora estão protegidas por um vidro. Dentro da loja você tem a vista do subsolo onde são envelhecidas as cachaças.

Não bastasse isso, o simpático Fred – proprietário da adega – nos recebeu para contar um pouco mais sobre os produtos e claro, sobre o processo de fabricação das cachaças.

As cachaças

Ao contrário do que geralmente fazemos, a cachaça deve ser degustada assim como o vinho. O que a maioria das pessoas fazem é simplesmente dar aquela golada para a bebida descer “rasgando” de uma vez só rs.

cachacas_adega_casarao
Envelhecidas em tonéis de carvalho, umburana, jequitibá, castanheira, amendoim e pereira, as cachaças possuem diferentes cores, sabores e personalidades

cachaca_azul_brotas

Por lá Fred nos explicou como deve ser feito o processo de envelhecimento, como o tipo de madeira do tonel pode influenciar no sabor e como identificar se uma cachaça é boa ou não. Veja no vídeo abaixo como degustar uma cachaça:

Dica: sendo fã de cachaça ou não, prove o licor de cachaça que tem um sabor mais leve e é ótimo para ter na sua casa.

Produtos de Brotas

produtos_brotas

artesanato_adega_casarao

Incentivando os produtores locais, há uma área especial na loja dedicada aos produtos feitos na cidade de Brotas.

Brotas Beer: a cerveja artesanal produzida na cidade
Brotas Beer: a cerveja artesanal produzida na cidade
Café e groselha de Brotas
Café e groselha de Brotas

São doces, biscoitos, cervejas e até artesanato feito por pessoas que nasceram na cidade. Um belo incentivo à comunidade!

As canecas tem estampas exclusivas para a loja
As canecas tem estampas exclusivas para a loja
Brinquedos antigos
Brinquedos antigos vendidos na loja

Outros produtos

Se você quer comprar souvenirs, a Adega Casarão também é o lugar perfeito. Você encontra artigos religiosos, o famoso ketchup de goiaba, produtos caseiros, geleias, mel e uma bela seleção de queijos e embutidos.

A melhor parte é que os preços são excelentes e alguns itens podem ser degustados na hora.

Ketchup de Goiaba
Ketchup de Goiaba

doces_caseiros_brotas

doces_brotas

doces_adega_casarao

A loja também é um museu com vários objetos antigos
A loja também é um museu com vários objetos antigos

A sugestão é: faça a visita com tempo para que o próprio Fred ou um de seus funcionários possa te contar sobre o processo de produção das cachaças. Garanto que a diferença é enorme!

cachaca_adega_casarao

  • Adega Casarão
    Av. Mario Pinoti, 1057 – Centro, Brotas – SP
    Telefone: (14) 3653-1438
  • Veja tudo o que fizemos em Brotas clicando aqui.

A visita à Adega Casarão foi um convite da assessoria de imprensa local para o Viagem de Fuga. Os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência que tivemos na loja.

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Brasil

Hospedagem em Capitólio – Badulack Hostel

Em setembro fui finalmente conhecer Capitólio em Minas Gerais, destino que ganhou destaque depois que muitos viajantes passaram a divulgar suas belezas pelo instagram. O recém

Amazonas

Roteiro de 5 dias em Manaus

Dá pra conhecer Manaus em um final de semana prolongado, mas com 5 dias na cidade você consegue aproveitar bastante tudo o que tem disponível

Amazonas

Onde comer em Manaus

A culinária amazonense é uma atração a parte. Além da variedade de peixes e frutas da região, opção é o que não falta para experimentar