Uma Brasileira vivendo em Aukland, NZ

Tudo o que você precisa saber antes de ir ao Uyuni

Fiz o Uyuni saindo de La Paz e depois de conhecer o Atacama. Reuni algumas dicas essenciais para quem vai visitar o Uyuni, veja abaixo:

1 – A altitude

Já tinha escrito sobre o mal de altitude nos posts de Machu Picchu. Nos passeios do Uyuni, a altitude chega a 4800m portanto tenha muito cuidado com o que come e leve seus próprios remédios: para dor de cabeça, estômago, enjoo, etc. Em Machu Picchu e no Atacama eu senti apenas uma pressão na cabeça, já no Uyuni eu comecei a me sentir mal no último dia e cheguei com febre no Brasil. É sempre bom ficar atento.

E claro, ajuda se você não pensar muito sobre isso. Vimos vários adultos passando mal com crianças que estavam super bem! Nessa hora o psicológico também conta.

2 – Coca

A folha de coca ajuda a superar a altitude. E não se preocupe, não dá barato. Você pode mascar a folha, tomar chá ou comprar um pacote de balas de coca no próprio Uyuni.

3 – Bagagem

Sua bagagem ficará em cima do carro a maior parte do tempo. Leve uma mochila com você para carregar os itens necessários durante o dia.

As malas ficam em cima do carro
As malas ficam em cima do carro

4 – Leve snacks e água

Tenha na mochila: bolachas, salgadinhos, água, etc. As principais refeições são oferecidas pelas agências, porém elas são feitas de acordo com o roteiro do passeio e se você não levar, vai passar fome.

5 – Leve papel higiênico

A maioria dos banheiros na estrada são pagos e você tem papel higiênico. Mas nos alojamentos não tem ou acabam rápido. Tenha o seu sempre à mão.

Outros itens de higiene também são úteis como álcool gel e lenços umedecidos.

6 – Leve sua própria toalha

Não que lá você não vai ter, mas terá que pagar por uma nos alojamentos. Quer economizar? Melhor levar a sua. Esse modelo da Decathlon não ocupa espaço e seca rápido.

Foto: Site Decathlon

7 – Saco de dormir

Algumas pessoas levam saco de dormir por conta do frio. Fui para o Uyuni em fevereiro, levei mas não usei. Estava frio mas as cobertas deram conta. Você também consegue alugar um com a agência.

8 – Protetor Solar

Não importa se você vai visitar o Uyuni no inverno, o sol de lá queima e muito. Não esqueça o protetor.

Aliás, não importa a época do ano: vai fazer (muito) frio e um pouco de calor.

9 – Banheiros

A maior parte dos pesos bolivianos você vai gastar em banheiro. Isso mesmo! Os preços variam de 1 a 6 pesos e acreditem: o que custava 1 peso era bem mais limpo do que o de 6!

10 – Pesos Bolivianos

Não achei nenhuma agência no Brasil para trocar o dinheiro. Sugestão: leve dólares e troque no aeroporto. Eu troquei 70 dólares no aeroporto que deram cerca de 480 pesos, deu e sobrou! Isso porque ainda usamos nos táxis de La Paz.

No Uyuni você só vai gastar os pesos em banheiro, se comprar algum souvenir e em snacks (são poucos pontos de venda, então sugiro já comprá-los antes de iniciar o tour).

11 – Objetos no Salar

Se você quer fazer fotos divertidas, não esqueça objetos que podem ser úteis nas fotos que você vai tirar. Por exemplo: conheci uns meninos do Recife que levaram a embalagem do bolo de rolo para fazer um vídeo. Use a imaginação!

Leve objetos da sua casa para as fotos
Leve objetos da sua casa para as fotos

12 – Uyuni e Atacama

Se você pretende fazer os dois minha dica é: comece pelo Uyuni. Os dois tem passeios lindos, o Uyuni é mais barato, mas a estrutura do Atacama é melhor. Basta comparar o passeio dos Gêiseres ou  Termas. Achei o Atacama mais preparado para receber o turista. Além do que, você vai começar com o passeio que tem as maiores altitudes e quando chegar ao Atacama vai tirar isso de letra.

Geiser no Atacama, como esperamos o sol sair, as fotos ficaram bem melhores
Geiser no Atacama, como esperamos o sol sair, as fotos ficaram bem melhores
Geiser do Uyuni. Chegamos muito cedo e as únicas fotos são com um monte de fumaça atrás. Também não é possível caminhar entre os gêiseres como no Atacama :/
Geiser do Uyuni. Chegamos muito cedo e as únicas fotos são com um monte de fumaça atrás. Também não é possível caminhar entre os gêiseres como no Atacama :/

Tem alguma sugestão a mais do Uyuni? Escreva nos comentários.

Patricia Furlan

Patricia Furlan

Paulistana, publicitária, psicanalista e apaixonada por viagens! Atualmente morando em Auckland na Nova Zelândia. Neste blog e nas redes sociais eu te ajudo a encontrar os lugares mais legais pelo mundo!

Índice Rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também irá curtir:

Nova Zelândia

Fim de semana em Taupo e Rotorua

Uma das regiões mais legais da Nova Zelândia na Ilha Norte é sem dúvida Taupo e Rotorua. Saindo de Auckland, você consegue conhecer alguns pontos