shopping-monalisa

Vale a pena fazer compras no Paraguai?

Durante a nossa estadia em Foz do Iguaçu, fomos ao Paraguai fazer o roteiro de compras da cidade.
Saindo do hotel Best Western Tarobá, nosso guia Daniel passou as instruções: tomar cuidado ao atravessar a rua (para você ter noção do perigo: para tirar carteira de motorista, basta informar o seu tipo sanguíneo. Isso demora em média 1 minuto e 33 segundos! Imagina a qualidade dos motoristas! rs) e não pegar objetos que você não tenha o menor interesse de comprar (nesse caso para as barraquinhas de rua, nas lojas isso não acontece).
Depois de nos deixar no Shopping Del Este, fomos em busca de produtos paraguaios que poderiam valer a pena!

shopping-deleste

Principais Dicas

Que moeda levar?

Antes de chegar, li em vários blogs que o melhor negócio era levar dólar. Em janeiro de 2016 o dólar estava R$4,10 por isso me neguei a comprar a moeda apenas para gastar no Paraguai e fui convencida de que não poderia comprar nada. Estava enganada.
Por conta do dólar absurdamente alto, muitas lojas vendiam em reais (a maioria delas aceita) e faziam uma conversão negociada bem abaixo das casas de câmbio. Chegamos a pagar a conversão em uma das lojas a R$3,40, por isso se você só tiver real consulte o valor do dólar nas lojas.

É perigoso?

No geral, achei igual ao Brasil. Como nós brasileiros já estamos acostumados a andar protegendo bolsa, carteira e celular, sugiro que você não faça diferente no Paraguai.

Compras nas barraquinhas de rua e vendedores ambulantes

Você vai ser abordado direto na rua com vendedores gritando “Patrón”, “Amigo”, não pare se não quiser.
Uma dica do nosso guia foi: eles acham que se você encostou é seu, então não fique pegando produtos que você não tem a intenção de comprar (pegou, tem que pagar). Você vai cansar de ver vendedores de rua oferecendo meias, por exemplo, bem… não oferecendo, mas quase jogando as meias em você rs. Eu agradecia da primeira vez, se ele continuasse eu andava como se nada tivesse acontecido.
Se você for homem eles podem oferecer drogas também. Eu estava com o meu namorado e não ofereceram pra ele (nem pra mim).

Vai comprar? Peça desconto

Se você tem vergonha, comece a colocar essa habilidade em prática no Paraguai! Não tenho vergonha de pedir desconto, eu consegui até em produtos que comprei em quiosque do shopping. Vale a pena e você economiza.

O que vale a pena comprar?

Segundo o nosso guia: pneus e malas são os únicos objetos que valem a pena hoje em dia.
Segundo a nossa avaliação: brinquedinhos para crianças, alguns poucos acessórios para casa e achamos um quiosque no shopping Cidade Del Este com produtos bem legais para cachorros e gatos.

alimentos-paraguai

Você vai encontrar muitos alimentos importados, mas fica a dica: ao menos o alfajor vale mais a pena comprar em Puerto Iguazu na Argentina

ventilador-paraguai

Esse ventilador sem hélice foi o produto mais diferente que encontrei por lá

lojapet-paraguai

O quiosque da Paris Pet & Gardens fica no Shopping Del Este e tem produtos bem diferentes para os pets!

E o shopping Monalisa?

Se você pesquisou alguma coisa sobre compras no Paraguai, com certeza ouviu falar sobre o shopping Monalisa, o mais famoso por lá.
Achamos o shopping Monalisa bem caro, em compensação é um dos poucos que possuem produtos que não parecem ser falsificados. É um shopping parecido com as lojas de departamentos americanas que tem desde roupas até eletrônicos, passando por doces e itens de beleza.

compras-paraguai

Por lá você encontra vários produtos do Free Shop

Mas afinal, vale a pena?

Eu particularmente achei o passeio divertido pois nunca tinha ido ao Paraguai, mas se o roteiro for puramente compras não acho que tenha valido a pena. Pela experiência, valeu sim!

Minhas compras: brinquedos, bebidas, capa de chuva e produtos pet

Se você já fez esse roteiro deixe o seu comentário sobre o que achou e conte-nos o que você comprou 😉


Esse passeio foi uma cortesia da Combo Iguassu para o Viagem de Fuga. Os comentários aqui descritos são independentes e relativos à experiência que tivemos com o passeio no Paraguai. Se você quiser saber mais sobre este passeio, clique aqui.

Patricia Furlan

Publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens.

Comentários

Comentários

Posts Relacionados

3 Comments

  • Fabio Barcelos outubro 17, 2016 08.32 pm

    Agora em outubro vale a pena comprar celulares, ex; J7 diferença 700 reais em relação ao Brasil, e alguns perfumes, de resto, não vale mesmo. Pneus como trazê-los para Rio, SP e ou NE.

    Reply 
  • Marcelo Moraes dezembro 27, 2016 12.16 am

    Parabéns pelo post. Informações claras e agradáveis.

    Reply 
    • Patricia Furlan dezembro 27, 2016 12.55 pm

      Obrigada Marcelo!

      Reply 

Leave a Comment

Sobre a autora

Olá! Meu nome é Patrícia Furlan e sou publicitária, futura psicanalista e apaixonada por viagens. Aqui você encontra minhas dicas de roteiros, cultura, gastronomia e experiências de turismo.

Booking.com
Reserva Agora 300x250